1. Pratica de Leitura
• Escuta de textos lidos pelo professor;
• Utilização de indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo (sucessão de acontecimentos, paginação do texto, organização tipográfica, etc.)
• Utilização para resolver dúvidas na compreensão: consulta ao professor ou aos colegas, formulação de uma suposição a ser verificada.
• Uso de acervos e biblioteca móvel.
• Socialialização das experiências de leitura.
• Lista de alunos da sala
• Rótulos e embalagens
• Letras e números
• Gêneros textuais diversos
• Historias sem textos
2. Linguagem Oral
*Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais como:
• Contos, lendas populares.
• Poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-linguas,cantigas de roda, piadas;
• Entrevistas, notícias e anúncios;
• Leitura e reconto de histórias;
• Ouvir histórias no CD e reconto;
*Relatos Diversos
• Experiências pessoais
• Brincadeiras
• Noticias
• Curiosidades
• Reconto de histórias infantis
• Criação de historia a partir de gravuras e desenhos.
3. Linguagem Escrita
• Produção textual com destino a escrita;
• Lista do próprio nome completo;
• Cópia: aprender a realizar corretamente o procedimento de copiar respeitando as convenções da escrita;
• Ditado: Refletir sobre as convenções da língua escrita;
• Aprender a escrever convencionalmente.
• Ordenação de silabas e palavras
• Lista de nomes próprios e próprio nome.
• Receitas, instruções de uso, listas.
• Textos impressos em embalagens, rótulos, calendários;
• Cartas, bilhetes, postais, cartões, convites.
• Jornais, revistas e suplementos; infantis: títulos, slides, notícias, classificados;
• Anúncios, slogans, cartazes, folhetos;
4. Ortografia/Gramática
• Alfabeto;
• Vogais;
• Consoantes;
• Encontros vocálicos;
• Emprego de letras bastão;
• Prática da escrita cursiva;
• Coordenação motora fina;
• (Introdução das famílias silábicas) sílabas;
• Formação de palavras;
• Escrita espontânea de novas palavras;
• Formação de palavras; Escrita espontânea de novas palavras;
• Construção de frases e textos coletivos;
• Interpretação de pequenos textos;
• Elaboração de bilhetes e outras produções de textos;
• Percepção auditiva e visual;
• Seqüência lógica dos fatos;
• Poesia (rimas);
• Valor sonoro: Final e Inicial;
• Coesão contextual (início, meio e fim)
• Formação de palavras;
• Separação de sílabas;
• Formação de frases;
• Produção de texto coletivo e individual.
• Noções de parágrafo;
• Masculino e feminino;
• Produção e ilustração de rimas;
• Singular e Plural (noção);
• Diminutivo;
• Ordem alfabética
3. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
•Leitura permanente de textos literários pela professora;
· Construção do caderno de leitura.
•Aula expositiva e dialogada
•Atividades de estimulo a leitura, realizados e dupla e em grupo
• PROJETO:
*EDUCAR PARA A HUMANIZAÇÃO:
SUBTEMA: A família no ambiente escolar: Resgatando valores e educando para a vida.
•Aplicação de jogos e dinâmicas de leitura
•Caça-palavras e cruzadinhas
•Aulas expositivas e dialogadas;
•Pesquisas;
•Rodas de conversas
Revistas
•Jornais
•Dicionários;
•Cartazes
•Tiras e fichas (textos de sabem de cor);
•Cola
•Tesoura
Representar história por meio de desenho;
•Mural;
•TV, vídeo e DVD, slides e data show;
•Aparelho de som e net book;
•CD;
4. INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
• Avaliação diagnóstica
• Registro Reflexivo
• Síntese conclusiva.
• O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído um conceito bimestral de acordo com as capacidades previstas para a etapa.
• Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
• Através da avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem.
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