Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

PRATICA DE LEITURA

1. Pratica de Leitura
  Escuta de textos lidos pelo professor;

  Utilização de indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo (sucessão de acontecimentos, paginação do texto, organização tipográfica, etc.)
  Utilização para resolver dúvidas na compreensão: consulta ao professor ou aos colegas, formulação de uma suposição a ser verificada.
   Uso de acervos e biblioteca móvel.
   Socialialização das experiências de leitura.
  Lista de alunos da sala
  Rótulos e embalagens
  Letras e números
  Gêneros textuais diversos
  Historias sem textos

2. Linguagem Oral
*Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais como:
         Contos, lendas populares.
         Poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-linguas,cantigas de roda, piadas;
         Entrevistas, notícias e anúncios;
         Leitura e reconto de histórias;
         Ouvir histórias no CD e reconto;

*Relatos Diversos
         Experiências pessoais
         Brincadeiras
         Noticias
         Curiosidades
         Reconto de histórias infantis
         Criação de historia a partir de gravuras e desenhos.

3. Linguagem Escrita
  Produção textual com destino a escrita;
  Lista do próprio nome completo;
  Cópia: aprender a realizar corretamente o procedimento de copiar respeitando as convenções da escrita;
  Ditado: Refletir sobre as convenções da língua escrita;
  Aprender a escrever convencionalmente.
  Ordenação de silabas e palavras
  Lista de nomes próprios e próprio nome.
  Receitas, instruções de uso, listas.
  Textos impressos em embalagens, rótulos, calendários; 
  Cartas, bilhetes, postais, cartões, convites.
  Jornais, revistas e suplementos; infantis: títulos, slides, notícias, classificados;
  Anúncios, slogans, cartazes, folhetos;

4. Ortografia/Gramática
         Alfabeto;
         Vogais;
        Consoantes;
         Encontros vocálicos;
         Emprego de letras bastão;
         Prática da escrita cursiva;
         Coordenação motora fina;
         (Introdução das famílias silábicas) sílabas;
         Formação de palavras;
         Escrita espontânea de novas palavras;
         Formação de palavras; Escrita espontânea de novas palavras;
         Construção de frases e textos coletivos;
         Interpretação de pequenos textos;
         Elaboração de bilhetes e outras produções de textos;
         Percepção auditiva e visual;
         Seqüência lógica dos fatos;
         Poesia (rimas);
         Valor sonoro: Final e Inicial;
         Coesão contextual (início, meio e fim)
         Formação de palavras;
         Separação de sílabas;
         Formação de frases;
         Produção de texto coletivo e individual.
         Noções de parágrafo;
         Masculino e feminino;
         Produção e ilustração de rimas;
         Singular e Plural (noção);
         Diminutivo;
         Ordem alfabética  

3. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

•Leitura permanente de textos literários pela professora;
· Construção do caderno de leitura.
•Aula expositiva e dialogada
•Atividades de estimulo a leitura, realizados e dupla e em grupo
   PROJETO:
*EDUCAR PARA A HUMANIZAÇÃO:
SUBTEMA: A família no ambiente escolar: Resgatando valores e educando para a vida.
•Aplicação de jogos e dinâmicas de leitura
•Caça-palavras e cruzadinhas
•Aulas expositivas e dialogadas;
•Pesquisas;
•Rodas de conversas
Revistas
•Jornais
•Dicionários;
•Cartazes
•Tiras e fichas (textos de sabem de cor);
•Cola
•Tesoura
Representar história por meio de desenho;
•Mural;
•TV, vídeo e DVD, slides e data show;
•Aparelho de som e net book;
•CD;
4. INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

         Avaliação diagnóstica
         Registro Reflexivo
         Síntese conclusiva.
         O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe atribuído um conceito bimestral de acordo com as capacidades previstas para a etapa.
         Será diagnosticado pelo professor com acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
         Através da avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem.




0 comentários:

Postar um comentário

LINDOS TRABALHINHOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...