Modelos de Plano de Aula para Educação Infanti
Tema: O calendário nosso de cada dia
Objetivos:
Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo.
Áreas de Conhecimento:
Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem.
Conteúdos:
- Utilização dos números em diferentes contextos;
- Início da medição social do tempo;
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Procedimentos Metodológicos:
1. Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer a oração “Obrigado Senhor pelo dia”. Iniciar diálogo, perguntando: Que dia é hoje?
A partir deste diálogo, apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
Ajudá-los a identificar a composição do calendário: palavras e números, coluna.
Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.
Outro aluno anota essa data na lousa.
Retornando ao diálogo, pergunto aos alunos para que serve o calendário, além de achar a data do dia. Provoco até encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.
Introduzo: Agora vocês vão assistir a um clipe da música da música de Lulu Santos – Seu Aniversário, onde ele fala do calendário.
2. Hora do Vídeo: Assistir o clipe da música
3. Com um calendário do ano na parede ou no chão, pedir a cada aluno que marque a data do seu aniversário. Neste momento terei uma tabela em mãos com os aniversariantes, para eventuais consultas.
4. Intervalo: Cantar a música “É hora de lavar as mãos”. Fazer a fila em ordem crescente de tamanho do aluno, para lavar as mãos. Em seguida, todos organizam seu lanche na mesinha e cantam “Meu lanchinho”;
5. Momento da Calmaria: Todos sentados nas almofadas e nos tapetes. Ouvir a História “Vivi quer crescer”.
6. Diálogo sobre a história
7. Atividade xerografada: marcar no calendário as datas solicitadas.
8. Despedida: Canção da Despedida; Arrumar todos, pentear cabelos, passar perfume.
9. Atividade para casa: Xerografada
Recursos:
Calendários, vídeo, atividade xerografada, papel metro, lousa, piloto.
Avaliação:
Processual e contínua. Verificar o uso correto do calendário, de acordo com as necessidades.
0 comentários:
Postar um comentário